Infecção Urinária
- Natália Cruz
- 31 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

A gravidez deixa as mulheres mais suscetíveis a infecções do trato urinário, porque os hormônios da gestação afrouxam os músculos do ureter, o que diminui o fluxo de urina dos rins para a bexiga. O mesmo acontece à medida que seu útero cresce.
Com isso, bactérias têm mais tempo de se multiplicar antes de ser eliminadas do corpo.
Quais os sintomas da infecção urinária?
É possível ter infecção urinária sem perceber, principalmente durante a gravidez onde parte desses sintomas são comuns devido as mudanças no nosso corpo. Por isso a importância do pré-natal, onde de tempo em tempo é feito exames de urina para detectar a eventual presença de bactérias. Veja abaixo uma lista dos sintomas:
Dor ou queimação ao fazer xixi;
Dor na pelve, no baixo ventre, ou dor do lado
Febre sensação alternada de calor e frio
Vontade frequente e incontrolável de ir ao banheiro
Urina com cheiro forte
Mudança na quantidade de urina (para mais ou menos)
Sangue na urina
Pus na urina
Dor durante a relação sexual
Tratamento
O tratamento é feito com uso de antibióticos, existem medicamentos específicos para gestantes, então sempre pesquise se o remédio receitado é apropriado para gestantes. Não se sinta mal de questionar os médicos, eles podem ter estudado, mas são humanos e por isso sujeitos a erros, apesar da maioria não gostar de admitir isso.
Muitas mães ficam com medo de usar antibióticos durante a gravidez, porém se a infecção não for tratada, ela pode levar a um parto prematuro.
O tratamento para a infecção urinária na gravidez geralmente é feito com antibióticos como a Cefalexina ou Ampicilina, por exemplo, prescritos pelo obstetra, durante cerca de 7 a 14 dias, depois do médico fazer o diagnóstico através do exame de urina.
Os remédios mais indicados para o tratamento da infecção urinária na gravidez, além da Cefalexina ou Ampicilina, incluem:
Amoxicilina; Ceftriaxona;
Ceftazidima; Nitrofurantoína;
Macrodantina.
Prevenção
Beber 1,5 a 2 litros de água, água de coco ou sucos naturais por dia.
Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro;
Urinar depois de ter relações sexuais;
Limpar a região íntima de frente para trás.
O uso dos antibióticos para tratar a infecção urinária na gestação só deve ser feito sob orientação médica, nunca use medicamentos por conta própria, principalmente durante a gravidez!
Comentários